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A partir da referência a um conjunto de máquinas, agrupadas pelo nome “Nuvola”, que se mantiveram em uso a partir do séc. XIV e que desde então nenhum documento gráfico representativo da sua totalidade chegou aos nossos tempos propõe-se a reconstrução de um “Andor”. Estes elementos, utilizados em cerimónias religiosas e procissões, pretendiam retratar uma situação de ascensão aos céus, no caso do exemplo utilizado em procissões, ou deuma situ¬ação de resolução performática, estilo Deus ex-Machina, no caso utilizado no teatro.

A distinção desta máquina enquanto motivo sucede-se pela sua capacidade de formalização apenas enquanto hipótese, como também, pela sugestão ascética que invoca e que a aproximação à plasticidade do elemento Nuvem é relativa – os componen¬tes principais que tratariam de fazer elevar um ator aos céus, era revestido de algodão. De igual modo, a sua intensiva representação na pintura nos anos subsequentes à sua extinção converte a, então, representação analítica do objeto no seu entendimento enquanto situação simbólica. Desta forma, está em função uma permuta do significante pelo significado – a representação de um objeto que fun¬cionaria de uma certa maneira passa então a expor simbolicamente esse mesmo momento.

A presumível reconstrução deste “Andor” surge como mote para uma exposição que se pretende ocorrer numa estrutura aberta e no local. Este “Andor” funciona como uma cenografia andante, mecanismo que parte dos corpos (do seu movimento) para viver. Um objeto aparentemente funcional, mas sem definição, anunciando uma máquina teátrica que tanto poderia rondar a cidade nas rusgas de São João como pertencer a uma composição de Mantegna ou Ucello do séc. XIV. Este elemento deverá ser tido como central e/ou como ponto de partida, para convidar um grupo de artistas a pensar o papel da tradição, história,
do ofício e os seus valores.

O lançamento de uma máquina para invadir a cidade.

Com: Carlota Jardim, Gonçalo Gouveia, Ivana Sehic, João Baptista, Rodrigo Queirós

Para: Festival 20 Volts
9 e 10 de Dezembro de 2020